Já está definida a data para a "maluqueira" ou melhor dizendo "aventura".
A partida irá ser no domingo, dia 5 de Abril pelas 8 horas da manhã.
A caravana fará o trajecto por estradas nacionais até Elvas entrando depois em território espanhol continuando o seu percurso rumo a Tarifa, onde se efectuará a travessia em ferry do estreito de Gibraltar.
Atendendo à curta autonomia proporcionada pelas scooters que, em boa verdade, não foram pensadas para viagens de longo curso, a gestão das paragens para abastecimento terá de ser feita com algum cuidado para que se consigam cumprir médias de consumo e de viagem rigorosas.
Eis o percurso a efectuar até Tarifa:
1º DIA
Porto (pela N1) até Coimbra, onde reabasteceremos, seguiremos para Condeixa onde passaremos à N110 em direcção a Penela, seguiremos por Tomar e Abrantes (onde faremos novo reabastecimento), seguiremos por Rossio ao Sul do Tejo, Ponte de Sôr, seguindo pela N2 a caminho de Montemor-o-Novo (novo abastecimento), Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão, onde abasteceremos novamente e pernoitaremos nas margens da Barragem do Alqueva.
A primeira e exigente primeira etapa, terminará aqui. A exigência maior será ao nível da paciência de cada um do que pelo cansaço causado pela distância da viagem.
Quem está habituado a conduzir máquinas com cilindradas e potências mais de dez vezes superiores às destas scooters tem necessáriamente de alterar o seu método de condução e ser muito mais rigoroso na manutenção das médias horárias e consequentemente gerir os tempos de paragem.
2º Dia
2º Dia
Levantar-nos-emos cedo, arrumaremos o material e trataremos de tomar um pequeno-almoço reforçado rematado por um café expresso à portuguesa. Não podemos esquecer que em Espanha, os expressos têm um paladar duvidoso.
Entraremos na EM 385 a caminho de Vila Verde de Ficalho e entraremos em Espanha seguindo pela A493, atravessando Cabezas Rubias, Calañas, até Valverde del Caminho onde pararemos para abastecer.
Seguir-se-ão La Palma del Condado, onde entramos na A472 que nos levará até Sevilla onde faremos mais um abastecimento.
Daí rumaremos a Utrera, Arcos de La Frontera,(novo abastecimento), Medina de Sidonia, Vejer de la Frontera, Barbate e ... finalmente TARIFA .
Em Tarifa faremos novo abastecimento e embarcaremos rumo a África.
Aqui começará efectivamente a parte mais aventureira da nossa viagem...