CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

sábado, 11 de abril de 2009

Calma meus Amigos...

Para tranquilizar aqueles mais sedentos de noticias aqui vai mais uma actualizaçao.
Ontem, sexta-feira, fizemos o percurso desde Ifrane até Midelt. Começamos a travessia do Atlas passando pela floresta dos Cedros tendo o Diogo, o Amadeu e o Ilidio ido fazer uma visita aos primos (que é como quem diz os macacos). O Xuma embalado pela musica do seu MP3 foi continuando a subir o Atlas coberto de largos lençois de neve.
Eu (Caldeira) fiquei na conversa com uns espanhois de Alicante que começaram por nos chamar malucos e depois acabaram a dizer que tinhamos uns grandes cojones.
Segundo informaçoes que nos deram a pista para Ilmichil estava impraticavel para motos devido ao aluimento de terras provocado pelas chuvadas que se fizeram sentir na ultima semana.
Sugeriram-nos uma pista alternativa que sai cerca de vinte quilometros antes de Midelt e que passa por Toundfit.
Decidimos aceitar a sugestao e assim fizemos.
A pista inicialmente apresentava-se dura mas perfeitamente praticavel. La fomos nos nas nossas motinhas pelo meio das amendoeiras em flor, rodeados por uma paisagem anormalmente verde para esta regiao de Marrocos.
A pista acabou a certa altura por entroncar numa outra que esta a sofrer melhoramentos e que em breve estara alcatroada. Neste momento ja é uma estrada relativamente larga, coberta de gravilha...
Ao fim de umas dezenas de km a confiança foi aumentando e os vossos amigos circulavam pela gravilha a 50Km/h.
Como se isso nao bastasse o escriva destas linhas apanhou-lhe o gosto e começou a conduzir de perna de fora como um piloto de motocross.
Nunca me passou pela cabeça que uma cinquentinha pudesse dar tanto gozo e muito menos uma scooter...
Vai dai aumenta ainda mais a velocidade e começa a sair das curvas em derrapagem. A cereta altura como os outros tinham ficado para tras decide virar-se (pelo retrovisor nao os conseguia ver). E nessa altura que acontece aquilo que ha muito era de esperar. As rodinhas pequeninas da scooter entram numa vala, a moto atravessa-se e o "piloto" vai pelos ares com a burra as costas.
Resultado, um jerrycan cheio de gasolina que se rompe, os plasticos da carroceria desintegram-se e o condutor faz uma luxaçao no tornozelo direito e abre o joelho do mesmo lado.
Passam-se alguns minutos do mais puro silencio contemplando o azul do firmamento.
Começo pôr contabilizar os membros para verificar se estou inteiro. Parece que sim.
A perna direita doi-me como o diabo. De repente começo a ouvir o ronronar de um motor de scooter. E o Xuma que se aproxima. Com dificuldade consegue parar a sua moto sem me atropelar e sem se espalhar tambem ele ao comprido. Abeira-se de mim e, ansioso pergunta se estou bem.
Ha tipos que fazem as perguntas mais disparatadas e inoportunas do mundo...
Ao ver as calças ensopadas de sangue nao tem meias medidas e rasga-me umas calças perfeitamente utilizaveis e faz-me ali mesmo um primeiro curativo.
Entretanto chegam dois carros que param e os outros motociclistas. Prontamente pedem boleia para mim e para a martirizada scooter, que e carregada numa pickup rumo ao albergue Timnay.
La chegados fazemos o inventario dos estragos. A moto pega a primeira e nenhum orgao mecanico, da suspensao ou travoes ficou afectado. Apenas os plasticos terao de sofrer um curativo a base de fita americana e abraçadeiras plasticas.
O resto da tarde e passado comigo a queixar-me de dores (bem feito por ter abusado da sorte) e os outros a tratarem dos preparativos para o jantar e para passar a noite.
O Xuma acabou por me terminar os curativos necessarios com a ajuda do Amadeu e sob orientaçao da Sonia entretanto contactada por telefone.
Depois de uma boa noite de descanso, ja a sentir-me bastante melhor, ca vim eu para Midelt para almoçar e actualizar o blog enquanto aguardo que os outros regressem de Ilmilchil para encetarmos a viagem de regresso.
Relativamente a fotos estamos com dificuldades em coloca-las porque nao conseguimos comunicar pelas portas usb destes PCs. Julgo que serao as portas USB queimadas. Logo que consigamos arranjar PCs em melhores condiçoes envia-las-emos.
Abraços a todos

2 comentários:

Avis Rarum disse...

Que seja esse incidente o pior de tudo...
Havendo programa de regresso, após entrada nesta Europa, digam... pode ser que se arranje algo como escolta...
Abraço a todos, continuação de boa viagem

Carlos Almeida disse...

Não há que lamentar, acho normal cad um tentar conhecer os limites da máquina que usa ... daí acontecerem quedas. Que seja o pior dos males, a viagem está à medida das expectativas, que a sorte vos acompanhe! Abraço a todos.
Carlos