A pista que sai da estrada P21 que liga Zaida a Midelt, mais concretamente no planalto d L' Aride, irá no decurso deste ano ser alcatroada para servir de acesso a uma barragem de retenção que está em construção junto à aldeia de Toundfit. O processo de preparação do pavimento já está em curso e ela apresenta-se larga e pouco exigente.
Mesmo scooters de roda baixa como as nossas circulam por ela sem grandes problemas.
Os únicos pontos mais críticos são as travessias que há que fazer a vau nos diversos oueds que a vão entrecortando de tempos a tempos. Nesses locais as enxurradas provocadas pela chuva e pelo degelo das neves das montanhas circundantes, provocaram a erosão drástica dos terrenos criando sulco profundos e de difícil transposição por veículos menos aptos para a prática de todo o terreno.
Quando nos deslocavamos nessa pista, perto do local onde depois eu me viria a espalhar ao comprido, cruzamos-nos com uma caravana de nove jipes de matrícula francesa que aparentemente se deslocavam rumo a Midelt vindos do interior do Atlas.
Não há palavras para descrever o olhar de espanto com que nos encararam à saída de uma curva.
O que raio estariam a fazer cinco malucos de scooter no meio daquela pista a dezenas de quilómetros da estrada alcatroada mais próxima?
Como vos referi anteriormente, no sábado dia em que fiquei a recuperar da queda do dia anterior, o Diogo e o Ilídio foram tentar cumprir o percurso planeado (por pista) até Ilmilchil.
Para evitar os habituais falatórios e comentários dos detratores deste tipo de iniciativas, ficou combinado que se fariam acompanhar pelo GPS e filmariam e fotografariam as tabuletas indicativas que assinalassem a aldeia de Ilmilchil. Assim foi feito.
Cedo pela manhã, seriam umas 7:30h os dois partiram na sua demanda e assim cumprir um dos objectivos da viagem.
Carregados com dois jerrycans de 5l de gasolina de reserva, água, pão e umas latas de conserva lá partiram eles de sorriso nos lábios ante a perspectiva de gozar mais umas largas dezenas de quilómetros ora de estrada.
As horas form-se passando e vários oueds foram transpostos. Uns com maiores dificuldades do que outros mas a progressão foi continuando sem precalços.
Entraram nas gargantas do Cirque de Jaffar, passaram Toundfit, Tamefrast e Bouâdil e estavam a avaliar a possibilidade de fazer outra travessia a vau quando do outro lado da margem vêem chegar um motociclista montado numa Honda XR600, que incrédulo por ver duas scooters naquele local, atravessa o leito do oued, pára ao lado dos dois sem proferir uma palavra.
Hola dizem os dois, ao que ele responde:
Hola que haceis aquí???
Depois das habituais explicações os dois indagaram o motociclista da viabilidade de atravessar o oued com as scooters.
Estais locos. A água na minha mota deu-me pelos joelhos. as vossas motos ficam submersas!
relutantemente os dois amigos ainda tentaram a possibilidade de fazer a travessia noutro local mas tal mostrou-se imprticável. Não valia a pena correr riscos desnecessários e verem-se com as motos avariadas a dezenas de quilómetros de Midelt.
Fizeram as fotos necessárias e retomaram o caminho de volta rumo a Midelt onde nós os esperavamos.
0 comentários:
Enviar um comentário