CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

sábado, 18 de abril de 2009

Às compras em Midelt






Enquanto o Diogo e o Ilídio se entretinham na sua "expedição" a Ilmilchil eu o Xuma e o Amadeu fomos até Midelt para almoçar, actualizar o Blog e fazer algumas compras.
No ano passado quando lá estive fui aldrabado na altura da apresentação da conta do almoço por parte do proprietário, por isso este ano tive oportunidade de lho dizer na cara e escolhi o restaurante imediatamente contíguo.
Escaldado pela experiência do ano anterior, antes de nos sentarmos à mesa perguntei quanto nos iria custar a refeição composta por brochettes, pão, salada, coca-cola e sobremesa.
Depois de muito regatear lá ficou acordado que o preço seria de 120 Dh pelos três (o que equivale a sensivelmente 2,8€ por cada um).
Perguntei então pelo Rashid que é um "guia" da região, meu conhecido desde Outubro de 2001.
Sei que ele tem um negócio de venda de artesanato na cidade e por isso pretendia comprar-lhe a ele algumas das coisas.
Num ápice, como por magia lá apareceu o Rashid, vindo de não sei onde e prontamente contactado por alguém que lhe deu a conhecer a minha estada lá e a vontade de o ver.
Seguiram-se os habituais cumprimentos e apresentações ficando acordado que ele viria ao nosso encontro mais tarde para dar tempo ao Diogo e Ilídio para se juntarem a nós.
Entretanto aproveitamos para fazer a actualização do Blog tendo contudo deparado com grandes dificuldades para carregar apenas algumas fotos.
Quando os dois chegaram já estavamos nós à sua espera na loja do Rashid. Depois do tradicional chá de boas vindas lá nos foram invariavelmente apresentados os diversos tipos de tapete, na esperança de que algum de nós se mostrasse mais hesitante e assim eles pudessem concretizar mais uma venda. Tiveram azar. Nenhum de nós estava comprador.
Com a chegada dos dois amigos verifica-se nova investida.
Apercebendo-se de que eu  ia orientado os dois na questão dos preços a pagar os vendedores levam-nos sorrateiramente para outra divisão da loja como forma de os isolar da minha influência.
Eu bem vou dizendo em voz alta: 
-Ofereçam apenas 10% do que vos pedirem!
Não obstante os meus avisos oIlídio na sua ânsia de negociar ele mesmo os preços é induzido em erro e já confunde euros com dirhams e propõe-se pagar 50 euros por três pequenas pulseiras.
Aproxima-se de mim orgulhoso da sua capacidade negocial e poê-me a par do seu negócio.
Quando lhe faço ver que paguei 75dh por cada pulseira em prata que adquiri e que os cinquenta euros equivalem grosso modo a 500 dirhams ele dá-se conta do seu erro. 
Tenta a todo custo desfazer o negócio o que leva o vendedor a enfurecer-se e a dizer que ele não é um menino, que já tem cabelos brancos e que está a ter o comportamento de uma mulher.
Tento referear os ânimos e fazê-lo entender que tudo não passou de um mal entendido e que le não tem possibilidade de pagar o preço pedido.
Como o vendedor se mostra irredutível optamos por abandonar a loja sem efectuar as compras para grande irritação do vendedor, que em jeito de represália se vira para o Ilídio e lhe  grita:
Bonne accident Inshalla!
Devo referir que esta peripécia se passou no dia seguinte à minha queda por isso tratei logo de responsabilizar o Ilídio pela minha queda. Não havia dúvidas que se tratava de uma praga rogada com efeitos retroactivos....

0 comentários: